Semana Mundial do Espaço

Semana Mundial do Espaço
4 a 10 de Outubro

O que é a Semana Mundial do Espaço?

A Semana Mundial do Espaço é uma celebração internacional em contribuição da Ciência e Tecnologia  Espacial para o melhoramento da condição humana.  Foi oficialmente declarada pelas Nações Unidas como sendo,  anualmente, a semana de 4 a 10 de Outubro.

Durante a Semana Mundial do Espaço, ocorrem em todo o mundo vários eventos e programas relacionados com o espaço.

A Semana Mundial do Espaço é aberta à participação de todos. Ela é comemorada por agências governamentais, companhias, organizações sem fins lucrativos,  pesquisadores e ufólogos. Estes, organizam eventos públicos, atividades,  ações de divulgação e páginas da internet. A Semana Mundial do Espaço é coordenada globalmente pela ONU com o apoio da Associação Internacional da Semana do Espaço (Spaceweek International Association).

A sincronização de eventos atrai a cobertura pelos meios de informação, que contribui para a educação do público em relação à exploração do espaço.

As datas que delimitam a Semana Mundial do Espaço comemoram acontecimentos marcantes da era espacial: no dia 4 de Outubro de 1957 foi lançado o Sputnik I, o primeiro satélite terrestre construído pelo homem. O Tratado de Exploração Pacífica do Espaço Exterior foi assinado pelos estados membros da ONU no 10 de Outubro de 1967.

Onde e como é celebrada a Semana Mundial do Espaço?

A Semana Mundial do Espaço é a ocasião ideal para recorrerem ao espaço como meio de estimular os estudos para a matemática, astronomia, física e outros assuntos, assim como pesquisadores.

O que cada um pode fazer?

Todos são convidados a:

Organizar um evento durante a Semana Mundial do Espaço; Ajudar a coordenar a Semana Mundial do Espaço no seu país, região ou cidade. Os coordenadores convidam organizações a realizar eventos e relatarem as ocorrências.  Desta forma, o GAIDU no encerramento dia 10 da SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO,  irá realizar uma importante vigília na cidade de São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul, Com frequência elevada, todos estarão aptos a recepção do Cosmos. Em breve, colocaremos a realização e resultados da mesma. O GAIDU como entidade de ESTUDOS E PESQUISAS UFOLÓGICAS, agrega a diversas ações  relacionadas ao DESPERTAR  CÓSMICO.